.

segunda-feira, junho 22, 2009

Underground - "O Inimigo da Mídia"

eletrohitz, eletro hitz, musica eletronica, Underground - O Inimigo da Mídia


Hoje em dia o que mais você vê por ai é o modismo em grandes festas, é estrela de cá, estrela de lá, e vem a pergunta pra que tudo isso? Só pra atrair um grande público pra vender o seu peixe?

Eu já presenciei vários DJs que estão atuando no mercado e que não demonstram nenhuma habilidade naquilo que fazem. Porque não abrir espaço para aquele cara que toca num porão, mas faz aquilo por amor e não só pelo dinheiro?

Tem muita gente boa por ai, esperando uma oportunidade pra poder mostrar que ele sabe fazer e fazer bem, já me deparei até em programas de rádios com DJ´s que não manjam, não encaixam as batidas direito, viram de uma vez aonde não é pra virar, é cada coisa lamentável. Tudo isso aliado ao grande aumento da cena de uns tempos para cá, muita gente quer aparecer, ser famoso e tal, mais não demonstra nenhuma habilidade para aquilo.

Eu creio que grandes eventos ao mesmo tempo em que querem as estrelas tocando deveriam dar uma chance a uma galera mais underground assim promovendo os nossos DJs também, e não só chamando gente de fora pra tocar aqui dentro.

Bom, vamos pensar um pouco no porque isso acontece. O primeiro ponto é o fato. Os ricos e influentes sempre terão portas abertas mais facilmente, independentemente da habilidade que eles possuam, sempre serão chamados porque possuem o tal Q.I.

Aqueles que querem realmente transmitir algo normalmente não têm portas abertas. Você pode estar pensando que eu quero dizer que quem tem dinheiro não pensa em arte. Não é bem isso que eu quero dizer. Se a pessoa independente de ter dinheiro ou não, quer somente aparecer um pouquinho fazer uma gracinha desde que não fuja muito do feijão com arroz que a mídia quer vender ele será bem vindo também.

Investir no novo é arriscado para os empresários. Os amestrados fazem exatamente o que os empresários querem. O novo pode acabar abrindo demais a cabeça das pessoas, por isso talvez não valha à pena. Para você entender melhor o que eu quero dizer, vou explicar como funciona a lógica do mercado musical.

Música é arte, arte é cultura, cultura é instrução, que leva a crítica. O pensamento do empresário musical é o seguinte. Porque eu vou dar cultura se posso deixar as pessoas burras o suficiente para que assim elas acabem escolhendo sempre o mesmo produto que eu vendo? Desta forma não vou precisar investir em vários produtos diferentes, se o público for inteligente será diversificado. Isto acaba gerando mais gasto com propaganda, com vendas de produto, com imposto, com horas de estúdio, com cachê, e por aí vai. Um público crítico possui gosto variado, isto não é lucrativo. Acredite, a lógica é esta.

Vou dar um exemplo prático pra deixar a coisa mais clara. Você se lembra quando o Drum n Bass estourou nas paradas? Foi o estouro daquela mistura de Drum n Bass com música brasileira. Bom, o que a mídia fez? Pegou aquilo e vendeu pra todo mundo. Mas vendeu só aquilo até esgotar, sem mostrar pra ninguém o tamanho do Drum n Bass ou muito menos investir na genialidade dos artistas brasileiros que haviam criado aquele ritmo. Eles venderam o produto sem explicar do que se tratava. Quando as vendas caíram eles descartaram o produto. Qual foi a conseqüência disso? Bom, para os investidores foi boa, ganharam um dinheiro até sugar a última gota para depois partirem pra outra. Para os artistas de Drum n Bass não foi tão bom assim, a cena de Drum n Bass teve uma evacuação de suas festas. As pessoas não conheceram nada do que os artistas eram capazes e simplesmente repetiram a frase que a mídia fez questão de repetir: O Drum n Bass está morto. Como uma expressão artística pode morrer? Só morre a expressão artística se o ser humano morrer. O que aconteceu foi que as pessoas não tiveram a oportunidade de conhecer nada sobre o estilo. Os poderosos não vendem cultura, vendem produtos. A cena de Drum n Bass tomou um balanço naquela época, e está se recuperando pouco a pouco disso. Os empresários lucraram com nosso dinheiro e a população continuou sem cultura. Só eles ganham. Cultura da prejuízo, burrice dá lucro. Pense nas escolas públicas do nosso país e você vai ver que estou falando a verdade.

Esse é apenas um dos casos que acontecem, e não é só com Drum n Bass que isso acontece, pode apostar que tem inúmeros estilos que sofrem com o mesmo abuso.

Pra fugirmos disso, precisamos buscar cultura. Longe da mídia, ela só quer nossa ignorância.

Agora pensando um pouco para dentro e menos para fora. A arte queima na veia de muita gente. Muita gente quer mostrar a sua arte eu sei. Mas depois de tudo o que eu falei acho que fica claro que não adianta esperar cair do céu. É arregaçar as mangas e fazer o seu. Os influentes sempre chegam fácil. Os que não se vendem têm que lutar muito. Façam suas demos, se apresentem quando puderem. Não reclamem do que tem pensando no quintal do vizinho. Busquem parceiros, e mostrem sua arte.

Vou dar um exemplo sobre isso. Este site é basicamente feito por 3 cabeças. Cabeças que trabalham o dia inteiro chegam à noite em casa e tentam fazer alguma mudança pro nosso país. Dando cultura, buscando informações, tocando, ralando. Se não fizermos ninguém vai fazer pela gente. Não temos que dizer que a Europa ou os Estados Unidos são melhores. Temos que fazer do Brasil o melhor. Arregaçar as mangas e suar a camisa.

Pense nisso.

Por: Mc Rah e Snake.m®

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More